Sem categoria › 11/08/2021

IVC – INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ CATEQUESE FAMILIAR 2021

Nossa Paróquia, que compreende as comunidades católicas presentes no território do município de Xangri-Lá e do distrito de Atlântida Sul, deseja corresponder ao seu anseio de dar continuidade à iniciação à vida cristã através do processo de catequese.
Devido às circunstâncias anormais e incertas que vivemos em função da pandemia de COVID-19, amparados pela experiência iniciada neste mesmo ano de 2021 e com zelo apostólico não só pelas crianças e adolescentes, mas por todos os envolvidos neste processo educativo, vamos oferecer agora, com sua parceria, uma catequese familiar. Para as famílias que já acolheram essa proposta, tem sido uma ocasião de amadurecimento da própria fé, em encontros que são uma verdadeira experiência de encontro com Deus através de sua Palavra.
Assim, paróquia e núcleo familiar cumprem o que o Catecismo da Igreja Católica (artigo 2226) espera dessa parceria: “A educação da fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. […] A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a rezar e a descobrir a sua vocação de filhos de Deus. A paróquia é a comunidade eucarística e o coração da vida litúrgica das famílias cristãs: é o lugar privilegiado da catequese dos filhos e dos pais.”
Como funciona a Catequese Familiar?
– A catequese inicia com encontros com os responsáveis;
– A família participa semanalmente da Celebração Eucarística (Missa), quando recebe o roteiro de estudo da semana;
– Em casa, em dia e horário conveniente para a família, todos se reúnem para a oração, leitura da Bíblia e estudo do Catecismo, seguindo um roteiro dado aos pais e as indicações dadas na Missa
– O catequizando (criança ou adolescente) faz as atividades do roteiro e as envia por WhatsApp para a catequista, recebendo dela um suporte quando necessário;
– De acordo com o andamento da pandemia, haverá um encontro presencial por mês dos catequizandos com as catequistas.
Quais os objetivos da Catequese Familiar?
– Promover a intimidade com Jesus Cristo, através da Bíblia, do ensinamento e das celebrações da Igreja Católica;
– Oportunizar aos catequizandos e suas famílias a participação ativa na vida da comunidade dos discípulos de Jesus Cristo;
– Formar uma nova consciência de Igreja, como comunidade de fé que acolhe e envia no nome de Jesus Cristo.
Quem pode se inscrever para Catequese Familiar nesta Paróquia?
– Os moradores do território paroquial;
– Quem frequenta regularmente as celebrações em nossas comunidades.
Quem NÃO DEVE se inscrever para Catequese Familiar?
– Quem não estiver disposto a participar semanalmente da Missa;
– Quem não encontrar tempo para se reunir como família.
Quando é o primeiro encontro com responsáveis?
O primeiro encontro, que tratará com mais detalhes do desenvolvimento da Catequese Familiar, acontecerá em cada comunidade em setembro, com data informada no ato da inscrição.
Como contato a secretaria paroquial?
A secretaria paroquial funciona de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 19h. O telefone é (51) 9 8410-1757.
Enviando uma mensagem via WhatsApp para esse número, você recebe um link com todos os nossos horários de missas.

Sejam bem-vindos e bem-vindas a essa parceria!

pe. Marlon Ramos Lopes e catequistas.