Notícias da paróquia › 01/12/2020

Damos graças por vivermos o Advento

Neste o ano atípico que estamos, nossos dias têm sido longos e muitas vezes difíceis, mas nos fortalecemos rezando e pedindo para que tudo isso se torne, tão brevemente possível, apenas uma memória.

Nosso “controle” sobre a vida é tão pequeno: tivemos de nos adaptarmos a tantas restrições e por causa de algo que nem ao menos podemos enxergar. Não foram apenas nossos movimentos em sociedade que mudaram, mudou também nosso olhar para família e para com o próximo. Isso nos fez repensar e valorizar pequenas e simples coisas da vida.
De março, início da pandemia de COVID-19, até hoje, já se passaram meses. Agora vem ao nosso encontro o Tempo do Advento.

E o que é o Advento? São quatro semanas que antecedem o Natal. Para nós cristãos é um tempo de preparação quando lembramos a espera do nascimento de Jesus Cristo, nos preparamos com alegria e com fé o memorial desse evento de salvação. É um tempo de nos ajoelharmos e sermos humildes diante de Deus que assumiu nossa condição.
A consciência de que Ele se fez carne e se tornou irmão nosso nos levará a repensarmos e nos arrependermos dos nossos fechamentos e egoísmo, fazendo aumentarmos ainda mais nossa fraternidade e a promoção da paz.
Um sinal sensível da nossa preparação interior é a coroa do Advento, com suas quatro velas. Esse conjunto simboliza a preparação das pessoas para receberem o Natal; o círculo da coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade, as velas da coroa são acesas a cada domingo para iluminar a vigília do Advento, preparando a vinda da Luz do Mundo: Jesus Cristo.
Com sua Mãe, a Virgem Maria, poderemos entoar o hino de ação de graças que ela cantou:
“o Todo-poderoso fez grandes coisas por mim. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração.” (Lc 1, 49-50)
Para todas as gerações, inclusive para a nossa!

Cristo vem como o Juiz, como o Senhor do Universo, para todas as nações, espaços e povos. Vem para salvar!