Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz - Atlântida

Sábado 17h

Atendimento na secretaria Paroquial
Av. Paraguassú, 1367 – Centro

Na década de 50, por volta do ano 1955, foi construída a capela Nossa Senhora da Paz em Atlântida projetada e executada pelo Sr. Antônio Inglecia, juntamente com o Sr. Leo Tarascone, inclusive quem colocou a pedra fundamental foi o pai de Leo o senhor José Tarascone.

A ideia de construir a capela surgiu de alguns veranistas de Porto Alegre que tinham suas casas de veraneio em Atlântida. A mentora principal dessa ideia foi a Srª. Emilia Abujanra que fazia parte da comissão de veranistas. Existiam duas comissões: a de verão (veranistas) e a de inverno (moradores). A comissão de veranistas foi a responsável por doar a imagem da padroeira e dar o nome Nossa Senhora Rainha da Paz. Para arrecadar fundos para a construção da capela eram realizados jantares nas residências dos integrantes da comissão onde quem organizava era Sraª Maria Elizabete dos Santos.

Na década de 70 e 80 eram realizados batizados e casamentos e muitas vezes as missas eram ministradas por padres de outras localidades, os chamados padres “circulares” (pois não eram diocesanos), nessa época já havia sido extinta a comissão de veranistas, ficando somente a de moradores que em 2005 passou a denominar-se Conselho Pastoral.

No ano de 2009 a capela Nossa Senhora Rainha da Paz passou a pertencer a Paróquia de São Pedro de Xangri-lá assumindo como parco o Pe. Gibrail Walendorff e a partir de abril de 2013 quem assumiu foi o Pe. Luciano Motti que está até hoje.