Sem categoria › 01/02/2020

Acontece neste fim de semana a Celebração da Benção das Velas e missa a Nª Sª dos Navegantes

Neste final de semana, nossa paróquia realiza em todas as comunidades a “Celebração da Benção das Velas” e na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Rainha do Mar, às 8h30min acontece à beira mar, próximo a Guarita 104, missa em honra ao dia de “Nossa Senhora dos Navegantes”.

Para esclarecer o que são essas festividades na igreja católica, recordamos parte da história, onde surgiram essas devoções, e reafirmar o real motivo da festividade: Cristo nosso Senhor.

> Apresentação do Senhor

Quarenta dias depois de ter celebrado o Natal, a Igreja celebra neste dia 2 de fevereiro a festa da Apresentação do Senhor, celebração de uma chegada e de um encontro: a chegada do Salvador esperado e as boas-vindas concedida a ele por dois representantes dignos do povo eleito, Simeão e Ana, estes simbolizam os séculos de espera dos homens e mulheres devotos da Antiga Aliança. Na realidade, representam a esperança e o anseio da inteira família humana.

Ao reviver este mistério na fé, a Igreja dá novamente as boas-vindas a Cristo. Esse é o verdadeiro sentido da festa. É a Festa do Encontro, do encontro de Cristo e sua Igreja.

> Devoção a Maria

A Igreja também recorda neste dia uma antiga devoção em que uma procissão luminosa relembrava o trajeto de Maria ao templo, por isso, a celebração de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Luz neste dia. Em nossas terras, por influência dos navegadores portugueses desde o século XV, nesse dia celebra-se a Mãe de Deus com o título de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Portugal esse título é celebrado em 15 de agosto, em associação com Nossa Senhora da Boa Viagem na solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

Na liturgia atual a celebração recorda principalmente a figura de Jesus, mas manteve a tradicional bênção das velas dessa antiga tradição pelo simbolismo que ela carrega. A celebração começa com a bênção das velas e a procissão, que parte com o convite “Unidos pelo Espírito, vamos agora à casa de Deus dar as boas-vindas a Cristo, o Senhor. O reconheceremos na fração do pão até que venha novamente em sua glória”.

Segundo São Sofrônio (séc. VII), “[…] vamos em procissão com velas em nossas mãos e nos apressamos carregando luzes; queremos demonstrar que a luz brilhou para nós e significar a glória que deve chegar através dele. Por isso vamos juntos ao encontro com Deus”.

Confira os horários de missas da comunidade mais próxima!

Missa na comunidade Nª Sª de Fátima, Rainha do Mar – 2019

Simbologia para a celebração, na comunidade Nª Sª Rainha da Paz, Atlântida (01 e 02/02/2020)

Simbologia para a celebração, na comunidade Nª Sª Rainha da Paz, Atlântida  (01 e 02/02/2020)