Paróquia São Pedro

Diocese
Menu
Paróquia São Pedro
Paróquia São Pedro

Av. Paraguassu, 1367 - Centro - Xangri-Lá - RS

Sem categoria › 03/10/2018

Reflexão do momento político no Brasil

A Paróquia São Pedro de Xangri-lá , por meio das pastorais sociais, promoveu dois momentos de reflexão e orientação política nos dias 11 e 18 de setembro nas comunidades do Guará e Centro. Pois “A Igreja é comprometida com a política nos sentido amplo do termo, pois a política tem a ver com a paz, a justiça e cuida da vida de uma cidade, de um povo inteiro e da humanidade” ( Cartilha de Orientação Política – Regional Sul 2).

Estes momentos foram conduzidos a partir da Carta dos Bispos ao povo brasileiro na 56ª Assembleia Geral da CNBB e a Cartilha de Orientação Política do Regional Sul 2 da CNBB. Para isso contamos a presença do Gervasio Toffoli (professor da rede de Ensino municipal e estadual de Três Cachoeiras, teólogo, assessor do CEBI, especialista em bíblia, mestre em antropologia social).

Constatou-se que a comunidade, a sociedade está carente de orientação clara e segura sobre o que é política. A palavra Política significa: o bem comum. Portanto, o político é aquele que preza e trabalha pelo bem comum da sociedade. Esta também é a orientação do Papa Francisco:

“Há necessidade de dirigentes políticos que vivam com paixão o serviço aos povos, solidários com os seus sofrimentos e esperanças; políticos que anteponham o bem comum aos seus interesses privados, que sejam abertos a ouvir e a aprender no diálogo democrático, que conjuguem a busca da justiça com a misericórdia e a reconciliação”(Papa aos políticos latino-americanos, dezembro/2017).

 

Texto: Gelci Maria Unser

Rádio Maristela


Nossas Comunidades