Comunidade Nossa Senhora do Loreto - Guará

Comunidade Nossa Senhora do Loreto – Guará

Rua Protásio Marques da Rosa, 154

Segundo pesquisas com os primeiros moradores, a comunidade teve início na década de 60 na pequena escola de madeira onde realizava-se missas presididas pelo Pe. Cesar Cassol, pároco responsável pela paróquia de Capão da Canoa a qual esta comunidade pertencia.

Haviam poucos moradores, uma média de onze famílias, que foram orientados e liderados pelo Pe. Cesar Cassol a conseguirem a instalação de água encanada e luz elétrica.

Para reunir a comunidade e angariar fundos, começaram a fazer festas embaixo de lona, pois a escola era muito pequena. Com o dinheiro arrecadado construíram um salão de madeira nos fundos da escola onde as missas e as festas começaram a ser realizadas, mas sonhavam com um local para a construção da igreja.

A família Marques da Rosa doou o terreno com uma condição: que a padroeira fosse Nossa Senhora do Loreto, por ser a padroeira dos aviadores e da aviação, pois tinham um filho aviador e assim foi feito.

Seu Antônio Amado, morador de Atlântida, deu início a uma campanha para doação de materiais, indo pessoalmente nas casas para pedir, e assim arrecadou todo os tijolos e argamassa.

Para pagar a mão de obra da igreja, foi arrematado uma festa por 12.000 cruzeiros e assim empreitaram a obra com o Sr. Saladir Réus ( Salado ).

A marcação do alicerce foi feita por Seu Antônio Amado, André Dariva e João Nazário.

O telhado Seu Antônio Amado conseguiu com o Sr. Jorge Dariva, prefeito de Osório. E assim foi construída a igreja que anos mais tarde foi ampliada, pois já não comportava mais os fiéis.

Atualmente a comunidade tem como co – padroeiro São José.

Fonte:

Jurema Dariv=