Paróquia

Fundação e primeiros passos

A Paróquia São Pedro foi instalada em 6 de dezembro de 2008. Naquele sábado, às 18h e 30min, durante a Celebração Eucarística, Dom Jaime apresentou o primeiro pároco, gesto que deu início ao funcionamento da nova paróquia. Ao padre Gibrail Walendorff coube a missão da animação da vida de fé da nova paróquia. De fato, a história da Igreja Católica em Xangri-Lá e Atlântida Sul, entrava num novo período.

A criação da Paróquia fora ordenada dois anos antes com o decreto do bispo Dom Thadeu, datado de 2 de novembro de 2006. Desde então começou-se uma intensa atividade para organizar e estruturar física e espiritualmente as comunidades. Os conselhos comunitários foram reforçados, adquiriu-se uma casa para acolher os futuros padres como Casa Paroquial, e começou-se a ordenar as pastorais e ministérios eclesiais em vista de vida autônoma. Nesta fase, os padres da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Capão da Canoa foram decisivos, juntos com algumas lideranças locais.

O clima entre as pessoas e comunidades era de expectativa, curiosidade, entusiasmo… Vislumbra-se a possibilidade de a vida de fé ser fortemente incrementada. A criação da nova paróquia era tema obrigatório em todas as reuniões e atividades.

Comunidades em rede

A fé católica esteve presente nestas terras desde a chegada e instalação das primeiras famílias, mais de 60 anos antes da fundação da Paróquia. Marcadas pela migração, as comunidades foram se formando a partir de trabalhadores e veranistas que aqui foram chegando e fixando moradia. Vindos do sul de Santa Catarina e das diversas regiões do Rio Grande do Sul, as famílias trouxeram a fé e a esperança de construir vida melhor nestes balneários.

A Paróquia São Pedro é formada pelas comunidades N S do Loreto do Guará, N S Rainha da Paz de Atlântida, São Pedro do centro de Xangri-Lá, N S Rainha de Figueirinha, Santo Antônio de Remanso, N S de Fátima de Rainha do Mar, e Sagrada Família de Atlântida Sul. Compreende toda a cidade de Xangri-Lá e o distrito de Atlântida Sul, da cidade de Osório.

Estas comunidades se organizaram em Paróquia a partir da auto compreensão como uma rede de comunidades. Há uma descentralização institucional que se percebe na formação dos Conselhos Paroquiais, na itinerância de algumas atividades, no reconhecimento da igualdade entre as comunidades.