Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz - Atlântida

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Atlântida

Rua Piraguá esquina com Rua Acauã

Na década de 50, por volta do ano 1955, foi construída a capela Nossa Senhora da Paz em Atlântida projetada e executada pelo Sr. Antônio Inglecia, juntamente com o Sr. Leo Tarascone, inclusive quem colocou a pedra fundamental foi o pai de Leo o senhor José Tarascone.

A ideia de construir a capela surgiu de alguns veranistas de Porto Alegre que tinham suas casas de veraneio em Atlântida. A mentora principal dessa ideia foi a Srª. Emilia Abujanra que fazia parte da comissão de veranistas. Existiam duas comissões: a de verão (veranistas) e a de inverno (moradores). A comissão de veranistas foi a responsável por doar a imagem da padroeira e dar o nome Nossa Senhora Rainha da Paz. Para arrecadar fundos para a construção da capela eram realizados jantares nas residências dos integrantes da comissão onde quem organizava era Sraª Maria Elizabete dos Santos.

Na década de 70 e 80 eram realizados batizados e casamentos e muitas vezes as missas eram ministradas por padres de outras localidades, os chamados padres “circulares” (pois não eram diocesanos), nessa época já havia sido extinta a comissão de veranistas, ficando somente a de moradores que em 2005 passou a denominar-se Conselho Pastoral.

Em dezembro de 2008, com a criação da Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, a comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz passou a compor essa nova paróquia.