Sem categoria › 17/12/2021

10 de Dezembro – Dia de Nossa Senhora de Loreto

No último sábado, dia 11 de dezembro de 2021, a comunidade do Guará, realizou uma carreata pelas ruas do bairro, com o objetivo de homenagear a padroeira da comunidade, Nossa Senhora do Loreto.

A carreata teve início na igreja com o terço que foi rezado ao longo do percurso da carreata em casas predeterminadas onde eram meditados os mistérios gozosos e rezado uma dezena e finalizado na igreja, onde teve início.

Como gesto concreto, as famílias doaram alimentos para a Ação de Natal. Foi um lindo momento de fé, devoção e oração comunitária.

Um pouco da história de Nª Srª de Loreto.

A devoção a Nossa Senhora de Loreto, tem em particular, não a aparição de Maria, mas de sua casa. A Casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi “transportada”, segundo a tradição, de Nazaré para a cidade de Loreto, na Itália. Tenha sido o transporte feito por anjos ou pelas cruzadas, o fato é que a Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade.

A habitação de Maria compreendia uma gruta cavada na rocha. Diante da abertura da gruta, havia um espaço circundado por três paredes; estas três paredes são as que constituem a Santa Casa e se tornaram objeto de veneração.

A humilde morada foi, de fato, misteriosamente transferida do Oriente para o Ocidente. Segundo a tradição firmada séculos mais tarde, a Santa Casa teria sido transportada de Nazaré, para a Itália, lá chegando no dia 10 de dezembro de 1294, precisamente na floresta de Loreto, perto do porto, no território de Recanati.

Fonte: http://www.loreto.org.br/10-de-dezembro-dia-de-nossa-senhora-de-loreto-nossa-padroeira/