Sem categoria › 14/05/2020

Ação solidária é realizada neste sábado, 16 de maio

“Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Lucas 9,13)

Vocês está vendo as notícias deste tempo que vivemos e não sabe como ajudar?

Nós, a Igreja Católica presente na Paróquia São Pedro, seguindo o mandato do Senhor Jesus “Dai-lhes vós mesmos de comer” (cf. Lucas 9,13), organizamos uma ação à qual todos os homens e mulheres de boa vontade podem se associar: arrecadação de alimentos e cobertas.

Como eram as arrecadações e os atendimentos antes da pandemia?

Nossa Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, em condições normais, pré-pandemia, atende mensalmente cerca de 300 famílias do município de Xangri-lá e do distrito de Atlântida Sul (município de Osório) com a distribuição de alimentos e de roupas e subsídio para compra de medicamentos. As principais fontes que abastecem essa obra são três: a doação direta dos produtos nas igrejas católicas, a doação direta em dinheiro e doação nos supermercados, através do projeto “Sábado Solidário”. Nesse projeto, um grupo de voluntário, autorizado pelo estabelecimento e devidamente identificado, recebe doações na saída do supermercado, um sábado por mês.

O que mudou?

Com a situação anormal que vivemos, no combate à pandemia de COVID-19, três fatores nos movem a modificar as fontes: em primeiro lugar, não podemos mais celebrar normalmente, reduzindo drasticamente as doações diretas nas igrejas; em segundo lugar, para preservar os voluntários e para respeitar o isolamento social, não promovemos, desde o final de março, o “Sábado Solidário”; em terceiro lugar, apesar dos esforços do poder público deste município, vemos crescer o número daqueles que batem à porta da Igreja em busca de assistência para manter-se, ao menos, alimentados.

As dificuldades que sempre existiram para tantas pessoas, pioraram com o necessário isolamento social. Você já parou para pensar nisso? Quantas pessoas deixaram de exercer sua profissão porque a cidade foi obrigada a parar no combate ao vírus? São diaristas, artesãos, jardineiros, trabalhadores informais, feirantes, e muitos outros, cujo trabalho desapareceu ou diminui drasticamente do dia para a noite. São pais e mães, idosos e vulneráveis que agora estão vivendo ainda mais apuros para colocarem comida sobre mesa cada dia.

Estamos todos na mesma tempestade, mas o drama de algumas famílias é maior do que de outras. Em alguns casos, isso beira o caos e a fome. E acontece ao nosso lado, no silêncio de quem, mesmo em necessidade, não levanta a voz nem a mão para pedir ajuda. Alguns poderiam contar com parentes e amigos, outros não têm essa possibilidade.

Qual a ação neste momento?

“Primeirando”, como nos ensina o Papa Francisco, a Igreja toma a iniciativa e se organiza para responder ao mandato do seu Senhor no tempo que chamamos “hoje”. Atendendo a demanda já existente, que tem crescido, e preparando-se para o previsível aumento do número de necessitados nas próximas semanas, propomos esta ação de arrecadação de alimentos.

A mobilização de muitos fará a diferença para outros tantos. Cada um, colaborando com o que puder, abre caminhos de esperança para os mais empobrecidos, além de aquecer o próprio coração.

Se você pode doar, doe.

Se você pode compartilhar a iniciativa, compartilhe.

Se você mesmo precisa de ajuda, não hesite em avisar-nos.

Como você pode ajudar?

Neste sábado, 16 de maio de 2020, na igreja São Pedro de Xangri-Lá, em frente à Praça Ramiro Correia, Av. Paraguassu, 1367, um grupo de pessoas estará na parte da manhã lhe aguardando para receber sua doação de alimentos e cobertas. Qualquer doação fará a diferença.

Olhe em sua dispensa.

Olhe em seu guarda-roupas.

Partilhe com quem tem menos.

Nossos estoques estão quase zerados e muitas famílias dependem das ações da Igreja e outras instituições para sobreviver.

Deus nos abençoe a todos e todas!

Texto: Pe Marlon Ramos Lopes e Raquel Proença Sgarbossa