Sem categoria › 23/03/2020

Padres realizam oração das Vésperas on-line via Facebook

Fique em casa e rezemos juntos!

Esta semana é decisiva para realizarmos o que se chama “achatamento da curva” de propagação do COVID-19 em nosso país. Em outras palavras, já que é inevitável que quase todos nós peguemos essa doença, mais cedo ou mais tarde, é melhor que deixemos para pegar mais tarde!

Se todos pegarem a doença no mesmo momento, o sistema de saúde não terá condições de acolher a todos os que necessitarem de auxílio para respirar e muitos morrerão sufocados.

O cenário melhor é, ficando em casa, nos preservarmos de pegar a doença, e deixando tempo para o sistema de saúde ir tratando os casos que se tornarem mais graves, um pouco por vez.

O “isolamento social”, tão necessário nesta hora, consiste simplesmente em ficar em casa. Não é um pedido muito exigente, não é mesmo? Fique em casa, por amor dos outros seres humanos!

Essa pandemia nos atinge, porém, numa época em que dispomos de meios para nos mantermos em “contato” mesmo “sem tato”. O telefone e a internet (com WhatsApp, FaceBook e Skype, só para citar alguns recursos) nos permitem cultivar as relações através da voz, do ouvido e da visão, apesar da distância. Aproveite essas maravilhas da tecnologia para dar uma palavra de suporte aos amigos, aos idosos e aos conhecidos que estão trabalhando por nós nesta hora. Eles são muitos: profissionais de saúde e de limpeza de hospitais, de clínicas, de postos de saúde e de casas de repouso, profissionais da limpeza pública da cidade, profissionais da segurança pública, profissionais dos mercados, enfim, tantas e tantos que não podem ficar em casa. Sem esquecer quem mora em situação de rua e quem, empobrecido, precisa catar o pão a cada dia. Ao menos por respeito a essas pessoas e a suas famílias, fique em casa!

Esses mesmos meios de comunicação permitiram a um grande número de pessoas de nossa paróquia e de outras paróquias se sentirem confortadas pela celebração da Eucaristia de ontem, transmitida pelo facebook.com/saopedroxangrila. Por isso, a partir de hoje, 23 de março de 2020, passaremos a disponibilizar, todos os dias, o texto da Liturgia das Horas para a oração das Vésperas, aquela do entardecer. O texto pode ser baixado clicando aqui → LH Vésperas

Ao mesmo tempo fazemos o convite para rezarmos essa oração juntos – ao mesmo tempo, mas cada um em sua casa! às 19h. Os padres Marlon e Fabrício transmitirão via  facebook.com/saopedroxangrila desde a casa paroquial. Prepare em sua casa um cantinho para a oração, com uma vela e a cruz. Se possível imprima o roteiro acima ou tenha-o aberto em seu computador ou celular.

Deus nos abençoe a todas e a todos!

Texto: Pe. Marlon Ramos Lopes