Sem categoria › 05/06/2023

Vigília de Pentecostes na Paróquia São Pedro proporciona uma experiência única com o Espírito Santo

Xangri-Lá, 27 de maio de 2023 – No domingo, a Paróquia São Pedro foi palco de uma emocionante Vigília de Pentecostes, voltada especialmente para os jovens da catequese, em preparação para o sacramento da crisma, mas aberta a toda a comunidade paroquial. A ocasião reuniu fiéis em busca de uma experiência profunda com o Espírito Santo.
A celebração, iniciada às 19h, foi organizada por diversas lideranças pastorais da Paróquia São Pedro, que se empenharam em proporcionar um momento de espiritualidade e renovação aos participantes. A abordagem escolhida foi a espiritualidade da comunidade Taizé, conhecida por seus momentos de refrões meditativos cantados, períodos de silêncio e breves trechos da Sagrada Escritura.
“A Vigília de Pentecostes é um momento especial para todos os cristãos, mas especialmente para aqueles que se preparam para receber o sacramento da crisma. Queríamos proporcionar uma experiência autêntica com o Espírito Santo, pois sabemos que ele desempenha um papel fundamental na vida dos fiéis”, disse o pároco Marlon Ramos Lopes, uma das organizadoras do evento.
A escolha da espiritualidade Taizé se deu pelo fato de ela envolver os sentidos do corpo e buscar uma conexão com o “gemido inefável” que vem do Espírito Santo, uma manifestação além das palavras. Além disso, a celebração seguiu um formato diferente do habitual, o que despertou o interesse e a curiosidade dos fiéis.
Durante a vigília, os participantes mergulharam em momentos de recolhimento e contemplação, permitindo que o Espírito Santo se manifestasse em seus corações. Os cânticos meditativos e os momentos de silêncio criaram uma atmosfera propícia para uma experiência única e profunda.
“Achei incrível como a vigília nos conduziu a um encontro pessoal com o Espírito Santo. Os momentos de silêncio e os cânticos me ajudaram a me abrir para a presença de Deus e a sentir sua paz no meu coração”, compartilhou Rodrigo, um dos jovens participantes.
A Vigília de Pentecostes na Paróquia São Pedro proporcionou, assim, um espaço sagrado de encontro com o Espírito Santo, renovando a fé e a esperança da comunidade paroquial. Essa experiência especial serviu como preparação para o sacramento da crisma, fortalecendo a ligação dos jovens com a terceira pessoa da Trindade.
A Paróquia São Pedro continuará a oferecer eventos e celebrações que enriqueçam a vivência espiritual dos fiéis, buscando sempre proporcionar momentos de encontro com Deus e fortalecimento da fé.