Sem categoria › 22/01/2022

Você sabe por que a Mesa da Palavra está tão enfeitada para este domingo?

O 3º domingo do Tempo Comum, desde 2020, é o Domingo da Palavra de Deus, por decreto do papa Francisco.

Neste ano de 2022 ele torna-se ainda mais especial, pois o mesmo papa Francisco instituíra pela primeira vez mulheres no ministério de leitor, na missa celebrada por ele na Basílica de São Pedro.
Mulheres e homens, em razão do batismo que já receberam, poderão desempenhar de modo estável esse serviço ao anúncio da Palavra de Deus em suas comunidades, após a devida formação e discernimento. “Leitores e leitoras bem preparados e conscientes do ministério que exercem fazem muita diferença para a qualidade ritual das celebrações”, pondera Terezinha Bernardes, da comunidade NSra Rainha da Paz e membro da Comissão Diocesana de Liturgia.

Sob a orientação do pároco Marlon Ramos Lopes, referencial da Comissão Diocesana de Liturgia, as igrejas terão os ambões floridos (Mesa da Palavra) para essa celebração.
Neste ano em que ouvimos o Evangelho segundo Lucas aos domingos, as próprias leituras da Palavra de Deus nos falam do “ministério do leitor” vivido por Jesus, e da dignidade de uma celebração da Palavra, da qual o livro de Neemias nos apresenta uma rica descrição: “ao abrir o Livro em lugar de destaque, proclamou a Palavra a vista de todos”.

As flores são sinais expressivos de que apreciamos o ministério pelo qual nos chega a Palavra de Deus: a beleza que inunda os olhos e o perfume que preenche o ambiente celebrativo enobrecem e alegram a celebração cristã que se pauta pela escuta e proclamação da Palavra.

Texto: Terezinha Bernardes, com colaboração.