Acontece neste fim de semana a Celebração da Benção das Velas e missa a Nª Sª dos Navegantes
Neste final de semana, nossa paróquia realiza em todas as comunidades a “Celebração da Benção das Velas” e na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Rainha do Mar, às 8h30min acontece à beira mar, próximo a Guarita 104, missa em honra ao dia de “Nossa Senhora dos Navegantes”.
Para esclarecer o que são essas festividades na igreja católica, recordamos parte da história, onde surgiram essas devoções, e reafirmar o real motivo da festividade: Cristo nosso Senhor.
> Apresentação do Senhor
Quarenta dias depois de ter celebrado o Natal, a Igreja celebra neste dia 2 de fevereiro a festa da Apresentação do Senhor, celebração de uma chegada e de um encontro: a chegada do Salvador esperado e as boas-vindas concedida a ele por dois representantes dignos do povo eleito, Simeão e Ana, estes simbolizam os séculos de espera dos homens e mulheres devotos da Antiga Aliança. Na realidade, representam a esperança e o anseio da inteira família humana.
Ao reviver este mistério na fé, a Igreja dá novamente as boas-vindas a Cristo. Esse é o verdadeiro sentido da festa. É a Festa do Encontro, do encontro de Cristo e sua Igreja.
> Devoção a Maria
A Igreja também recorda neste dia uma antiga devoção em que uma procissão luminosa relembrava o trajeto de Maria ao templo, por isso, a celebração de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Luz neste dia. Em nossas terras, por influência dos navegadores portugueses desde o século XV, nesse dia celebra-se a Mãe de Deus com o título de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Portugal esse título é celebrado em 15 de agosto, em associação com Nossa Senhora da Boa Viagem na solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
Na liturgia atual a celebração recorda principalmente a figura de Jesus, mas manteve a tradicional bênção das velas dessa antiga tradição pelo simbolismo que ela carrega. A celebração começa com a bênção das velas e a procissão, que parte com o convite “Unidos pelo Espírito, vamos agora à casa de Deus dar as boas-vindas a Cristo, o Senhor. O reconheceremos na fração do pão até que venha novamente em sua glória”.
Segundo São Sofrônio (séc. VII), “[…] vamos em procissão com velas em nossas mãos e nos apressamos carregando luzes; queremos demonstrar que a luz brilhou para nós e significar a glória que deve chegar através dele. Por isso vamos juntos ao encontro com Deus”.
Confira os horários de missas da comunidade mais próxima!
Simbologia para a celebração, na comunidade Nª Sª Rainha da Paz, Atlântida (01 e 02/02/2020)