Sem categoria › 02/05/2020

Costura solidária – Voluntárias produzem EPI’s para doação

Vivemos um tempo em que as adversidades de um, são também as nossas. Através de um casal de amigos e de uma enfermeira, Noeli Zanoti Ferreira ficou sabendo da necessidade e dificuldade de comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Certa de que não era um caso isolado e que muitas outras instituições também passavam pela mesma situação, viu ali a oportunidade de exercer a solidariedade com seus dons e começou a produzir jalecos em sua casa.   “Mas foi depois de uma conversa em família que o projeto ganhou forma: ‘Mãe, estamos quase sem máscaras no posto. Tu não poderias fazer?’. Conversa simples que despertou a consciência de que o momento era mais delicado do que imaginava e que ajudar era urgente”, conta Noeli.

Uma conversa com a amiga Carla Kilp, a qual já era parceira em outra ação solidária, no portão de casa, bastou para que Noeli tomasse a frente e fizesse o plano acontecer. Preocupadas em sempre primar pela unidade dentro da igreja e, como participantes de diferentes movimentos, traçaram as linhas que pautariam o projeto dali em diante.  A ideia começou a ganhar forma. Mãos à obra! Era necessário material e gente disposta a colaborar. Num instante, começou o trabalho. As pessoas foram chegando, algumas convidadas, outras que se ofereceram tão logo souberam da possibilidade de ajudar. As redes sociais auxiliaram e o grupo se solidificou. As demandas aumentaram e a vontade de colaborar também.

Hoje, cada uma faz a produção de máscaras e jalecos em sua casa. Noeli e Carla distribuem os materiais recebidos de doações para as voluntárias que já passam de 20 mulheres. E o grupo continua crescendo. Há ainda, um grupo de apoio que também solicita doações e ajuda a recortar. Não falta material já que muitos atendem os pedidos e colaboram de boa vontade. “E assim, apenas com a pretensão de ajudar e dar um significado a este tempo estranho, acordamos motivadas todos os dias, sabendo que alguém espera por nossa pequena contribuição”!

Até a data de hoje (02 de maio), este é o resultado desta linda corrente do bem:

Mais de 1.000(mil) máscaras e pouco menos de 400 jalecos já foram entregues a diversas instituições, entre elas: ESF do bairro Guará, Esf do bairro Figueirinha, Posto 24h de Capão da Canoa, Centro Administrativo de Capão da Canoa, Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Capão da Canoa.

“Esse é apenas o começo. Há muito para ser feito e temos bastante disposição. Que Deus abençoe nosso trabalho e que a solidariedade se multiplique”, finaliza Noeli.

Se você quiser colaborar, basta entrar em contato pelo FaceBook de Noeli ou Carla. As doações podem ser em dinheiro ou em material: TNT, ELÁSTICO E LINHA. E se você sabe costurar, será bem vinda ao grupo.

Texto: Noeli Zanoti Ferreira e Raquel Proença